DRA. SÔNIA, SECRETÁRIA DA SAÚDE DE BEBEDOURO, CONCEDE ENTREVISTA AO JORNAL CIDADE VIVA NEWS

Na edição nº 387 do Jornal Cidade Viva News, página 5, impresso no dia 21/março, fizemos críticas a respeito da “remarcação de consultas quando da falta de internet nos postinhos; remarcação de consultas quando o médico não comparece; razão de não estar sendo realizado todos os exames de ultrassom no Hospital Júlia; sobre a situação do aparelho de Raio X e sobre a situação atual do ônibus que leva pacientes para Barretos”.

Como não houve justificativa dos fatos para que pudéssemos apresentar na edição seguinte, nº 388 (impressa no dia 30/abril), então no dia 13/maio elaboramos correspondência à Secretaria Municipal de Saúde, à atenção da Dra. Sônia Junqueira Franco, secretária da Saúde, para que pudesse nos passar informações dos questionamentos constantes em nossa correspondência. Então, na manhã do dia 04/junho, 10h, no Hospital Júlia Pinto Caldeira, o nosso diretor/jornalista Uéber Gamboni, representando o Cidade Viva News, conseguiu manter contato com a Dra. Sônia Junqueira Franco, que o atendeu em sua própria sala.

Eis os questionamentos e as respostas ( lembramos que os questionamentos nas perguntas, no nosso modo de pensar, prevalecem):

CVN 1/4 – Falta de internet nos postinhos – É justo faltar internet em postinhos e os pacientes não terem acesso aos seus respectivos exames, tendo então de, em outro dia, terem de remarcar a consulta? A lógica não seria do paciente retornar no dia seguinte para saber sobre o resultado(s), sem a necessidade de remarcar a consulta? É um direito dele ou não?

SJF– Uéber, claro que não é justo. Mas nós não temos como resolver isto porque a agenda do dia seguinte já está completa, o que aumentará o número de pacientes, cujo número de pacientes já está programado; realmente temos que ver um outro dia. As falhas da informática tem acontecido mas não é só no nosso sistema; o exsus do Ministério da Saúde é que falha, ele ficando fora nós também ficamos fora pois não o recebemos. Eu preciso receber aquelas consultas, pois nelas tem toda a história dos pacientes (nome, local de atendimento, sua vida, sobre sua saúde, etc…), sendo que este registro é muito importante. Como é um sistema que muitos o acionam, principalmente no período da manhã, de vez em quando dá pane; e só pode entrar no sistema quem realmente está autorizado.

CVN 2/4 – Quando a consulta é marcada e o médico não comparece – É justo o paciente ter de remarcar a consulta quando no dia da consulta o médico não comparece? A obrigação não seria de o paciente retornar no dia seguinte? Pois, se se houver remarcação da consulta é o paciente que ficará com o prejuízo da falta do médico. É, realmente, seria direito dele retornar no dia seguinte… ou não?

SJF – O médico tem que nos avisar com antecedência, mas às vezes acontece de informar em cima da hora. Infelizmente, a vida de médico é uma loucura, sendo que às vezes até aparece uma cirurgia de emergência e até podem ter faltado para participar de um congresso ou  alguma outra atividade necessária, então reagendamos. Até gostaríamos de ter um médico para substituir, mas não é possível. Até gostaria que fosse reagendado para o dia seguinte mas também não é possível, pois já tem agendamento para os demais dias da semana; até temos agendado um número maior de pacientes para o atendimento diário. Até existe uma ou outra unidade que tem como agendar para o dia seguinte, pois estão localizadas em bairros menores, mas nem sempre é possível reagendar para o dia seguinte.

CVN 3/4 – Ultrassom – O que acontece que não está sendo feito determinados exames de Ultrassom no Hospital Júlia, tendo que enviar o paciente para o fazer na Santa Casa de Barretos?

SJF – Nós temos médico realizando ultrassom aqui, em uma sala reformada, que fica ao lado da ortopedia, mas não fazemos todos os tipos em razão da capacidade da máquina, quando então essas solicitações diferenciadas são encaminhadas para Barretos. Como não existem vários aparelhos de ultrassom na região para órgãos complexos, mais caro fica, razão de o enviarmos para Barretos fazer, pois já pagamos para que seja feito lá, assim como também recebemos verbas do Ministério da Saúde para que algumas cidades da região façam determinados atendimentos aqui em Bebedouro.

CVN 4/4 – Ônibus para Barretos – Com respeito ao ônibus que leva pacientes para Barretos, além de barulhento (escuta-se até mesmo o barulho de suas ferragens), ainda o mesmo não é possuidor de sanitário, lembrando que muitos dos passageiros tomam medicamentos reativos, fazendo com que, um ou outro, tenha que, obrigatoriamente, usar o sanitário. Inclusive, o fato do uso desse ônibus foi criticado merecidamente na reunião da Câmara (semanas atrás). Afinal, o tal ônibus vai continuar circulando ou será substituído?

SJF – Por enquanto não podemos ter um outro ônibus, assim temos uma Van para ajudar, veículo que ganhamos com emenda parlamentar. O que eu penso que poderia ser feito é que um vereador ou um munícipe nos ajudasse, pedindo para algum deputado uma verba para comprar um ônibus, pois no momento realmente não temos verba e não tem como adaptar sanitário no ônibus que usamos. Vamos então todos trabalhar para conseguir esse ônibus, através de emenda parlamentar.

NR (Nota da Redação) – Portanto, o ônibus ainda será utilizado por muito tempo.

Com respeito ao aparelho de RAIO X – Com respeito ao aparelho de RAIO X, ao qual também fizemos questionamento, como o mesmo será inaugurado no dia 13/junho, então na matéria que será colocada à parte, iremos comentar sobre a posição da secretária da Saúde. Mas, aproveitamos e mostramos aos nossos leitores fotos da instalação do aparelho. Lembramos que o novo aparelho foi doado pela cidade de TAIÚVA.

Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.