GUARIBA – PROFESSORES PARTICIPAM DE DRAMATURGIA COM WARDE MARX

Objetivo é usar o universo teatral para incentivar a leitura e a escrita em alunos da rede municipal

Por meio do Histórias que Ganham o Mundo, professores da rede municipal de Guariba participam, no dia 16, da oficina de dramaturgia ministrada por Warde Marx, dramaturgo e Mestre em Ciência da Comunicação. A ação, realizada no Centro de Formação e Apoio ao Professor Prof. Marlene Toniati Garavelo, visa capacitar educadores a utilizarem o gênero para incentivar a leitura e a escrita em jovens do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I.

O projeto está na terceira edição e é realizado pela Imagini, empresa de comunicação e marketing social, com patrocínio da Raízen. Nesta etapa, que é a primeira para inserção de jovens no universo da linguagem teatral, os profissionais da educação serão introduzidos a conceitos, história, forma e estrutura da dramaturgia, além de discutir abordagens, recursos didáticos e atividades que despertem o interesse dos estudantes pelo tema. 

Ao término da oficina, os professores poderão compartilhar estes conhecimentos com os alunos, que serão convidados a criar sua própria obra dramatúrgica e se inscrever em concurso, onde a equipe do projeto, educadores e críticos literários irão selecionar os melhores trabalhos para publicação no livro ‘Histórias que Ganham o Mundo Dramaturgia’.

“O texto dramatúrgico tem a vantagem de contemplar duas formas de arte diferentes, a Literatura e o Teatro. Abordar esse tema é relevante, pois colabora para o conhecimento literário e fomenta a formação de público. Por ser ágil e dinâmico, o texto dramatúrgico facilita o acesso das crianças à leitura, estimulando a formação de jovens que produzam e consumam arte”, destaca Fernanda Araneo Bassani Pace, diretora artística do projeto.

Para Marx, a ação colabora não apenas no desenvolvimento pessoal dos jovens, mas também de toda a sociedade. “Quem começa a escrever, percebe a mágica de imaginar e contar uma história e é aguçado pela vontade de adentrar ainda mais no universo das letras”, afirma. “Quando as pessoas adquirem esse conhecimento, começam a prestar mais atenção em roteiros, seja de filmes, novelas ou teatro, e é um grande prazer poder colaborar com a difusão dessa ideia de expressão humana”, completa.

Neste ano, 10 cidades do Interior paulista recebem o Histórias que Ganham o Mundo: Paulínia, Capivari, Barueri, Ibaté, Ribeirão Preto, Guariba, Igarapava, São José do Rio Preto, Brotas e Bocaina. Interessados em participar das próximas oficinas podem se inscrever até dia 15 pelo e-mail producao@imagini.com.br ou pelo telefone (11) 98934-2969 / (11) 2866-5923.

O QUE É E COMO SURGIU A DRAMATURGIA?

A palavra dramaturgia vem do grego e significa fazer ou construir a ação. A principal característica dos textos de dramaturgia, sejam para teatro, cinema ou televisão, é que são compostos basicamente por diálogos. Além disso, todas as ações da peça levam em direção ao final e devem girar em torno de um conflito. Assim como as demais artes, a prática nasceu junto com a religião e a comunicação – para se ter ideia, na Bíblia, o Cântico dos Cânticos, de Salomão, tem estrutura semelhante.

O estilo começou a se espalhar para o restante do mundo no século 2º a.C., quando Roma conquistou a Grécia e assimilou diversos aspectos de sua cultura. Considerado o Pai da Tragédia, uma vez que foi responsável por dar forma à dramaturgia como conhecemos hoje, Ésquilo, ao lado de Plauto e Terêncio, foram os principais nomes do período.

Taxado de mentiroso e pagão, o teatro foi proibido em todo mundo dois séculos mais tarde, veto que permaneceu até o século 10º, quando a freira alemã Rosvita encontrou textos antigos de Terêncio na biblioteca do convento. Mesmo sem saber do que se tratava, ela entendeu o que as obras representavam e começou a escrever peças cristãs, que eram utilizadas na catequese e durante missas. Neste momento, o gênero começou a ser restaurado na Europa.

Desde então, surgiram grandes obras e dramaturgos em todo mundo. Nomes como Gil Vicente (‘Auto da Barca do Inferno’), William Shakespeare (‘Hamlet’) e Goethe (‘Fausto’) na Europa e, no Brasil, Gonçalves de Magalhães (‘Antônio José ou O Poeta da Inquisição’) e Nelson Rodrigues (‘Vestido de Noiva’) foram eternizados.

Curiosidade é que a primeira dramaturgia produzida por um brasileiro não foi publicada no país ou mesmo em português. Manoel Botelho de Oliveira escreveu ‘Hey Amigo Para Amigo’ em espanhol e publicou-a na Espanha.

Agenda:

16/08 – Guariba: Centro de Formação e Apoio ao Professor Prof. Marlene Toniati Garavelo (Avenida Doutor Sobral Neto, 236 – Centro, das 13h30 às 17h30)

22/08 – Igarapava: Casa da Cultura (Rua Padre Zeferino, S/N – Jardim Santa Maria, das 18h às 20h)

23/08 – São José do Rio Preto: CREMIN – Centro de Referência de Educação e Memória da Infância (Avenida Duque de Caxias, S/N – Jardim dos Seixas, das 8h às 11h)

28/08 – Brotas: Escola Municipal Dona Francisca Ribeiro dos Reis (Praça Amador Simões, 145, Centro, das 17h30 às 19h30)

29/08 – Bocaina: Cine Jequitibá (Rua XV de Novembro, 349 – Bocaina, das 7h30 às 11h30)

Sobre Histórias Que Ganham o Mundo

O Projeto Histórias que Ganham o Mundo, realizado pela Imagini, empresa de comunicação e marketing social, e patrocinado pela Raízen através do ProAC, lei de incentivo à Cultura do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, tem como objetivo incentivar a leitura e o desenvolvimento de textos em crianças do Ensino Fundamental I, fomentando a aproximação dos jovens com a literatura. O projeto possui três fases: Oficinas de Dramaturgia, Concurso de Dramaturgia e Publicação do Livro e Audiolivro do Projeto. O projeto está em sua terceira edição e já trabalhou com os temas Literatura de Cordel e Histórias em Quadrinhos.

Sobre Prof. Me. Warde Marx

Prof. Me. Warde Marx é advogado, formado pela Faculdade de Direito de S. Bernardo do Campo, e dramaturgo, pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Mestre em Ciência da Comunicação, pela ECA-USP, especializado em Teatro e História da Arte, e com Certificação Internacional Docente no curso Teaching and Learning in High Education, pela Universidade de Tampere, Finlândia. É autor do livro Maria Della Costa – seu teatro, sua vida; e colaborador fixo do programa Você é curioso?, da Rádio Bandeirantes.

Sobre a Raízen

Empresa do ramo de Energia que busca promover impactos positivos nas comunidades onde está presente, contribuindo para o desenvolvimento social e impulsionando oportunidades para crianças, jovens, adultos e idosos.

A companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania.

Sobre a Imagini

A Imagini é uma agência de comunicação especializada em Live Marketing e Comunicação Criativa. De forma estratégica, desenvolvem ações, campanhas e eventos que proporcionam experiências e interação com o público-alvo. Através de seus projetos de Responsabilidade Social, busca promover impacto social positivo através da Educação e Cultura.

Livre de vírus. www.avast.com.

[Mensagem reduzida]  Ver toda a mensagem

Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.